Dias 13 e 14 de abril
Das 13h às 14h30 e das 15h às 17h (horário de Brasília) – 10 H/A
Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo
O curso será dado à distância, via aplicativo “zoom”
R$35,00 (os alunos matriculados na Faculdade estão isentos)
Doutor em Direito Canônico pela Pontificia Università Lateranense, Roma. Atualmente, na Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), é membro do Conselho Geral e presidente da Comissão Jurídica Internacional; diretor do Istituto Pallotti di Roma. É docente na Faculdade de Direito Canônico São Paulo e nos Institutos de Direito Canônico de Santa Catarina e Londrina. Coordenador da nova edição do Código de Direito Canônico pela Edições CNBB (ID Lattes: 3116867453803111)
Por delito contra mores (= contra a moral) referimo-nos àqueles assim determinados no art. 6 das Normae de gravioribus delictis – que fazem referência ao m.p. Sacramentorum Sanctitatis Tutela, de 2001 – reservados ao juízo da Congregação para a Doutrina da Fé e que foram atualizadas, mediante rescritos dos Santos Padres Bento XVI (2010) e Francisco (2019). São eles:
«§1. Os delitos mais graves contra a moral, reservados ao juízo da Congregação para a Doutrina da Fé, são:
1°. o delito contra o sexto mandamento do Decálogo cometido por um clérigo com um menor de dezoito anos; neste número, é equiparada ao menor a pessoa que habitualmente tem um uso imperfeito da razão;
2°. a aquisição ou a detenção ou a divulgação, para fins de libidinagem, de imagens pornográficas de menores de menores de dezoito anos por parte de um clérigo, de qualquer modo e com qualquer instrumento.
O procedimento diocesano para investigar os delitos contra mores é dividido em diversas etapas. A conclusão da investigação leva a alguns procedimentos necessários apresentados no “Vademécum sobre alguns pontos de procedimento no tratamento dos casos de abuso sexual de menores cometidos por clérigos”, da Congregação para a Doutrina da Fé.
Estudar criticamente o Vademécum, verificando os seus pormenores.
Obrigatória
Recomendada
O curso é online com uso de textos enviados pelo professor.