História

História

A Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da arquidiocese de São Paulo, foi erigida em 2014 pela Congregação para Educação Católica, sucedendo o Instituto de Direito Canônico Padre Giuseppe Benito Pegoraro, que havia sido erigido em 1999 e, em seguida, agregado à Pontifícia Universidade Lateranense.

Cronologia

01 de março de 1999

Dá-se a ereção e fundação diocesana do Instituto de Direito Canônico Pe. Dr. Giuseppe Benito Pegoraro, por sua S.E.R. Dom Cláudio Hummes, OFM.

08 de junho de 2001

A Congregação para a Educação Católica emite um Decreto autorizando a afiliação, ad experimentum, por um quinquênio, do nosso Instituto à Pontifícia Universidade Lateranense (PUL), solicitada pelo então Grão Chanceler da PUL, S.E.R. Dom Camillo Ruini, através do seu Reitor, S.E.R. Dom Agelo Scuola.

22 de dezembro de 2004

A Congregação para a Educação Católica emite o Decreto autorizando a agregação, ad experimentum, por um quinquênio, do Instituto à Pontifícia Universidade Lateranense, solicitada pelo então Grão Chanceler da PUL, S.E.R. Dom Camillo Ruini, através do seu Reitor, S.E.R. Dom Rino Fisichella

20 de dezembro de 2010

Decreto de renovação da agregação por mais um quinquênio, de parte da Congregação para a Educação Católica.

26 de fevereiro de 2014

Decreto de ereção canônica da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e de aprovação do Estatuto, ad experimentum, por um quinquênio, de parte da Congregação para a Educação Católica.

8 de dezembro de 2017

Promulgação da Constituição Apostólica Veritatis Gaudium que determina a adequação dos Estatutos e Planos de estudos das Faculdades Eclesiásticas às normas e diretrizes emanadas na mesma Constituição Apostólica.

8 de abril de 2019

Envio da revisão dos Estatutos da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo e do Plano de estudos à Congregação para a Educação Católica.

Portanto, a nossa Faculdade possui 21 anos de experiência na formação de peritos em Direito canônico provenientes de várias dioceses do Brasil. Ela oferece formação jurídico-canônica qualificada para clérigos, religiosos e leigos, chamados a colaborar com seus Ordinários nas cúrias, nos tribunais eclesiásticos, seminários e instituições de estudos de teologia, com a competência e a segurança que a missão da Igreja requer.

Documentos da criação da Faculdade no ano de 2014