Propedêutico

Propedêutico

O Primeiro Ciclo (Propedêutico) em Direito Canônico é destinado aos interessados em obter o Mestrado em Direito Canônico que – mesmo sendo graduado ou pós-graduado em Direito (ou noutro curso superior) pelas Universidades civis – ainda não possuem a preparação teológico-filosófica exigida pela Congregação para Educação Católica, de acordo com a legislação em vigor.

(Veritatis Gaudium arts. 78 §1)

O Primeiro Ciclo não é obrigatório para os candidatos que tenham realizado os cinco ou seis anos de estudos filosófico-teológicos num Seminário maior ou numa Faculdade Teológica. O candidato que, de outro modo, tiver cursado algumas (ou a totalidade) das disciplinas previstas para o Primeiro Ciclo do curso de Direito Canônico, poderá solicitar à diretoria da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo o reconhecimento destas como sendo correspondentes ao currículo específico do Propedêutico. Para tal, o candidato deverá apresentar  o histórico original com a indicação das notas, da carga horária e dos créditos educacionais de cada disciplina, assim como a descrição do conteúdo (plano de estudo) de cada matéria cursada.

(Veritatis Gaudium art. 79 §1; Normas Aplicativas da VG, art. 62 §§1-2)

A conclusão do currículo previsto para o Primeiro Ciclo não permite a obtenção de qualquer grau acadêmico, mas apenas a admissão ao Segundo Ciclo (mestrado) da Faculdade de Direito Canônico.

As disciplinas obrigatórias do Primeiro Ciclo são:

  1. Filosóficas: Antropologia filosófica, Metafísica e Ética.
  2. Teológicas: Introdução à Sagrada Escritura; Teologia fundamental: Revelação divina, sua transmissão e credibilidade; Teologia trinitária; Cristologia; Tratado da Graça; Eclesiologia; Teologia sacramental geral e especial; Teologia moral fundamental e especial.
  3. Instituições gerais do Direito Canônico.
  4. Língua latina.

 (Veritatis Gaudium, art. 61)

Para maiores informações, entrar em contato com a Secretaria acadêmica da Faculdade.